www.fabricadebrinquedos.com.br | Brincando de fazer Brinquedos
Maria Fernanda Rodrigues, O Estado de S.Paulo
11 de maio de 2020
que costuma ir para o lixo, como potes e garrafas plásticas, pode garantir a diversão e ainda estimular a criatividade das crianças!
É a vingança da tradição. Quando a tecnologia já não dá mais conta de prender a atenção das crianças, os brinquedos no armário não têm mais graça e o lixo limpo parece não ter fim neste momento em que as famílias estão isoladas 24 horas por dia em casa, a antiga brincadeira de fazer os próprios brinquedos volta à cena.
“Você vê uma caixinha e vai inventando alguma coisa. Pega uma garrafa de refrigerante e ela vira um vai e vem. As opções são infinitas”, diz Ricardo Girotto, que fez desse hábito que adquiriu na infância sua profissão. Ele é criador do site Fábrica de Brinquedos, que virou um livro homônimo publicado pela Girassol, e é professor do projeto Art Maker, do colégio Porto Seguro, que coloca crianças de todas as idades para pensar, idealizar e produzir brinquedos.
Girotto conta que as crianças adoram o projeto, ficam muito motivadas pelas atividades, mas que ela acaba restrita à sala de aula. “Elas têm muita abertura para isso, mas precisam dos adultos para explicar como fazer. E às vezes, em casa, é mais fácil dar o celular para as crianças. Elas precisam da paciência dos pais, e eles precisam deixá-las fazer um pouco de bagunça”, comenta. Para ele, agora é a melhor hora para unir pais e filhos nesses projetos manuais.
“Essa atividade é muito importante porque ativa a criatividade, melhora a concentração e a coordenação e ajuda na solução de problemas”, diz o professor para quem este é um passatempo para qualquer idade. “Não tem idade mesmo, tanto que eu nunca parei”, comenta ele, que agora está tentando robotizar seus brinquedos.
Em seu site, ele ensina a fazer um teatro e seus personagens, caleidoscópio, telefone, robô falante, peteca, grilo pula-pula, uma quadra de futebol de preguinhos, máscaras de jornal e muitos outros brinquedos que encantaram gerações e gerações de crianças. Em seu livro, à venda também pelo site da editora, ele divide os brinquedos por datas comemorativas e, com ele, aprendemos a fazer árvores e animais, pelo Dia do Meio Ambiente; uma escola e seus alunos, pelo Dia da Escola; veículos, placas e estradas, pelo Dia do Trânsito; e até o 14 Bis e Santos Dumont.
1. Cole duas bolinhas de papel nas laterais do retrós, para as orelhas do boneco
2. Cole um pedacinho de papelão para o nariz
3. Para o chapéu, cole a tampinha de pasta de dente sobre um círculo de 2 cm de diâmetro de papelão fino
4. Para os braços, prenda com fita crepe os araminhos nas laterais do retrós
5. Faça a papietagem, pinte os detalhes e cole o chapéu na cabeça.
No livro Fábrica de Brinquedos, Ricardo Girotto ensina a fazer, entre muitos outros brinquedos (incluindo até um móbile do sistema solar com um astronauta), uma engenhosa réplica do 14 Bis com caixa de pasta de dente, papelão e outros materiais. E ensina também a fazer um simpático Santos Dumont, cujo passo a passo reproduzimos a seguir.
Para isso, precisaremos de um retrós de linha vazio, uma tampinha de pasta de dente, dois arames de fechar embalagem de pão e papelão. E também precisaremos aprender a fazer papietagem, que o autor explica no livro. A técnica consiste em colar papel sobre papel para cobrir as falhas e fixar os materiais, além de dar forma final ao brinquedo. Não use tesoura para cortar o papel; é melhor rasgar com a mão mesmo. Com um pincel, espalhe uma camada de cola branca sobre o brinquedo. Cubra-o com pedaços de papel, sempre com a ajuda do pincel molhado com cola. Acompanhe os contornos e detalhes até que toda a peça esteja coberta. Então, com o dedo umedecido com água, elimine as pequenas falhas e preencha os espaços vazios. Depois é só deixar secar.
Publicado em 2016, o livro Fábrica de Brinquedos (Girassol, 48 págs.; R$ 54,90) mostra como transformar coisas que normalmente iriam para o lixo em brinquedos criativos. Ricardo Girotto dá uma mão para pais não tão jeitosos e apresenta informações sobre as técnicas utilizadas nos projetos e dá dicas sobre pintura e tintas, sobre como furar e cortar, sobre colagem e até sobre como fazer uma boa bola de papel – útil na produção de quase todos os brinquedos.