ARTESANATO | DIY | COMO FAZER | FAÇA VOCÊ MESMO | MÃO NA MASSA

Férias Escolares

www.fabricadebrinquedos.com.br | Brincando de fazer Brinquedos

SAE DIGITAL

Habilidades

As merecidas férias chegam para aliviar a mente e dar uma pausa na rotina, que deixa muitas vezes os alunos estressados e cansados, e são importantes para o cérebro absorver melhor os conteúdos na volta às aulas.
Mesmo nas férias, essas atividades possibilitam estimular diversas habilidades, como:
- Criatividade.
- Reconhecer seu corpo e expressar as suas emoções.
- Interagir com adultos.
- Conhecer as preferências e os gostos de familiares e amigos, respeitando a diversidade e explorando novas formas de brincar.
- Explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos.
- Comunicar-se de diferentes maneiras.
- Promover o desenvolvimento afetivo. 

Aprendizagem Criativa - Art Maker - DIY - Faça você mesmo

30 ideias de Atividades

As férias escolares são essenciais para as crianças e adolescentes, pois são momentos em que podem descansar, brincar, dormir até mais tarde e desfrutar da recompensa por cumprir todas as atividades escolares. Essa pausa nas atividades escolares é uma ótima oportunidade para realizar essas atividades com as crianças em família e entretê-las em casa, respeitando as recomendações de distanciamento social durante a pandemia.

Desse modo, as merecidas férias chegam para aliviar a mente e dar uma pausa na rotina, que deixa muitas vezes os alunos estressados e cansados, e são importantes para o cérebro absorver melhor os conteúdos na volta às aulas.

Mesmo nas férias, essas atividades possibilitam estimular diversas habilidades, como:
- Criatividade.
- Reconhecer seu corpo e expressar as suas emoções.
- Interagir com adultos.
- Conhecer as preferências e os gostos de familiares e amigos, respeitando a diversidade e  explorando novas formas de brincar.
- Explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos.
- Comunicar-se de diferentes maneiras.
- Promover o desenvolvimento afetivo. 

Atividades para Educação Infantil

1- Hóquei de bexiga
Os participantes deverão confeccionar um taco com materiais de sucata, como sugestão, pode ser um tubo de papel filme. Depois, em uma das pontas do tubo, colar um pedaço retangular de papelão. A bexiga cheia será a bola. Outra opção é encher a bexiga com água. Na hora da brincadeira, coloque músicas para tocar, isso deixará o ambiente mais divertido.

2- Gincana das cores e texturas
Solicitar à(s) criança(s) objetos com características específicas, aumentando gradativamente o grau de dificuldade conforme a faixa etária. Por exemplo: procure um brinquedo amarelo, um doce mole, algo salgado, um objeto diferente, dois objetos iguais, etc.


3- Sons com o corpo
Para essa atividade, você deverá fazer movimentos e sons com o corpo, utilizando diferentes ritmos para que a criança a imite. Abuse da criatividade! Depois, a proposta é que a criança faça os gestos para que você a imite.


4- Confecção de instrumentos musicais com sucata
A ideia é que a criança construa instrumentos musicais variados com sucata, como chocalho, pandeiro, coco, tambor, entre outros. Para a construção, a família, juntamente com a criança, deverá pesquisar como fazer e usar a criatividade. Depois, proponha uma apresentação musical utilizando os instrumentos confeccionados.


5- Mural de fotos
Propor que as crianças tirem uma foto engraçada em casa, com um pet, bichinhos de pelúcia ou brinquedos. Os responsáveis também deverão fazer uma foto com a mesma temática. Feito isso, juntos podem recortar e organizar um painel de fotos para que as crianças se reconheçam. O mural também pode ser feito em aplicativos com slides de apresentação de fotos ou vídeos.


6- Caça ao tesouro nas férias escolares
Pode ser dentro de casa ou no quintal. Você esconde um objeto e dá instruções para a criança procurá-lo. É uma atividade dinâmica e divertida, que estimula habilidades importantes, como a criatividade, o pensamento lógico e a resolução de problemas.

7- Festa do pijama
Separe um dia da semana, que pode ser no sábado, por exemplo, e faça uma festa do pijama! Coloque os colchões na sala para que todos durmam juntos, assistam a filmes em família e comam coisas gostosas juntos. Outra possibilidade é montar uma barraca e simular um acampamento, dentro ou fora de casa, contar histórias de terror, assar marshmallows, observar as estrelas, ouvir músicas, entre outros.

8- Leitura nas férias escolares
A leitura é fundamental para o desenvolvimento da criança, portanto, incentivá-la a ler em casa é muito importante. Você pode ler para ela ou com ela, de forma que cada um leia um parágrafo, por exemplo. Após a leitura, vocês podem fazer um desenho da história ou do personagem preferido, fazer uma peça de teatro sobre o tema, entre outros. Opte por livros interativos, com figuras 3D ou que incentivem o leitor a criar um final para a história.


9- Atividade física
Praticar atividades físicas é essencial para uma vida saudável, mas, muitas vezes, essa preocupação não ocorre com as crianças. Assim, esse pode ser um bom momento para incentivá-las a criar o hábito de fazer exercícios. Vocês podem realizar diversos exercícios juntos: pular corda, jogar bola, alongamentos, movimentos de ioga ou pilates, corrida de saco, fazer obstáculos, andar de bicicleta, entre outros.

10- Pista de obstáculos nas férias escolares
Pode ser feita dentro de casa ou no quintal. Atravessar por debaixo da mesa, ir sentando nas cadeiras enfileiradas sem tocar os pés no chão, pular uma montanha de almofadas e ter que desviar do caminho repleto de panelas sem encostar em nenhuma. Vale montar o circuito que puder imaginar em uma competição de tempo cronometrado.

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

11- Mímica nas férias escolares
A criança deverá fazer uma mímica e os demais tentarão descobrir. A partir de um comando, ela deverá expressar com gestos as palavras ou frases contidas numa carta a ser sorteada. Isso ajuda na socialização e no aperfeiçoamento para transmitir suas emoções.

12- Complete a música
O adulto começa a cantar e a criança completa música, sendo que o primeiro que acertar canta e assim continua, até que todos tenham cantado uma música. Outra sugestão é mostrar um objeto e pedir à criança para cantar uma música que tenha a palavra na letra da canção.

13- Criar uma história
Um dos participantes inicia uma história e em determinado momento para e pede para o outro continuar, sendo que todos deverão participar. A proposta é criar uma história com início, meio e fim. Essa atividade estimula muito a criatividade e pode ser muito divertida!


14Descubra o título usando emojis
A ideia é que a criança escolha uma historinha, um título de música ou filme, e represente-os com os emojis. Ela então apresenta para os familiares tentarem acertar. Podem ser dadas dicas para auxiliar.


15- Gincana de objetos pessoais
O familiar pede para que a criança localize determinados objetos e ele também participa, sendo que a pontuação deverá oscilar conforme a dificuldade do pedido feito, por exemplo: documento de uma pessoa com bastante idade, maior urso de pelúcia, o brinquedo mais antigo, uma foto com o maior número de familiares juntos, sapato de uma pessoa que calce a maior numeração, objeto vindo ou que represente outro país, um objeto que represente o nosso país, etc. Use sua criatividade.


16- Compostagem nas férias escolares
Utilizar garrafa pet cortada ao meio e colocar os materiais necessários para compostagem: húmus com minhoca, cascas de frutas, legumes e verduras bem picados e folhas secas ou serragem. Essa atividade ensina a criança a compreender a importância dos organismos responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica produzida em nosso ambiente e entender o processo de compostagem para auxílio da reciclagem do lixo orgânico produzido em nossas residências.


17- Experimentos científicos nas férias escolares
Experimentos científicos são uma boa opção para essa idade. Você pode ensinar as crianças a produzirem energia eólica e falar sobre a importância da energia limpa e renovável, e da sustentabilidade.
Os materiais necessários são:
- 1 pequeno motor, que pode ser retirado de um brinquedo, um cooler de computador ou motor de DVD (podem ser encontrados em lojas de informática ou de componentes eletrônicos).
Hélice, que pode ser obtida de um brinquedo ou confeccionando-se um cata-vento.
- 1 lâmpada de LED, que pode ser um diodo emissor de luz (podem ser encontrados em lojas de componentes eletrônicos) ou lâmpada de LED de pisca-pisca de natal.
- 1 produtor de ventos, que pode ser um ventilador.

Passos para montar:
1- Ligue a hélice a uma das extremidades do motor.
2- Ligue os fios presentes na outra extremidade do motor aos da lâmpada de LED.
3- Use um secador de cabelo ou um ventilador para simular o vento e acender a lâmpada.


18 Fazer um arco-íris nas férias escolares
Um experimento científico que ensina a entender como os arco-íris se formam por meio do processo de refração da luz. Os materiais necessários são: uma folha de papel em branco, um copo com água e uma lanterna. Coloque a folha de papel branco em frente ao copo com água. Posicione a lanterna ao lado do copo e acenda-a. Mude a lanterna de posição, se necessário, até conseguir enxergar o arco-íris na folha de papel.

19 Experimento com barco de papel
Faça barcos de papel e o coloque-os em um recipiente com água. Depois, com um ventilador, faça com que eles se movam pela água. A ideia é ensinar sobre os recursos naturais necessários nessa atividade, pois, para que um barco navegue, é preciso da água e do vento. Esses dois recursos são muito importantes para a vida do homem no planeta. Explore-os com as crianças, fale sobre como podemos usá-los a nosso favor e comente sobre a poluição causada pelo homem e suas consequências. A proposta é aprender brincando!

20- Caixa das sensações
Coloque materiais dentro de uma caixa fechada, só com um buraco para que a criança coloque a mão e identifique o objeto que está tocando e as texturas. Peça a ela que descreva o que está sentindo e adivinhe o que é.

Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio

21- Leitura dinâmica
Escolher um livro com histórias curtas, de contos ou crônicas, por exemplo. Proponha à criança ou ao adolescente ler cada uma das histórias, e peça para identifique frases e pensamentos considerados relevantes sobre a vida, as relações pessoais, a visão do mundo, etc., e conversem sobre o assunto. O adulto também deverá ler as histórias, sozinho ou mesmo juntos, e compartilhar o que chamar mais a sua atenção. A ideia é que compartilhem sobre as histórias.

22- Truques de mágica nas férias escolares
Você pode apresentar alguns truques de mágica para a criança e, assim, estimular a imaginação e a curiosidade dela. Além disso, outra possibilidade é ensiná-la a fazer algumas mágicas para que se apresente a um público, que podem ser os irmãos e os pais. Existem diversas brincadeiras com cartas de baralho ou jogos específicos que ensinam os truques.

23- Pintar quadros
Utilize telas de pintura ou cartolina, pincéis e tintas para pintar um quadro. Você pode propor à criança ou ao adolescente que recrie uma obra famosa ou crie sua própria pintura. O quadro pode ser utilizado como decoração da casa ou ser dado como presente para um ente querido.

24- Brincar de restaurante
Cozinhe com a criança, ensine-a a preparar o prato preferido dela ou de algum membro da família, crie um momento lúdico envolvendo a refeição – os pais ou os irmãos são os clientes do restaurante e fazem o pedido a ela. É um momento de interação com a família e que possibilita desenvolver habilidades culinárias desde cedo, promovendo a autonomia e reforçando a ideia de que a criança pode realizar diferentes atividades.

25- Stand-up nas férias escolares
Proposta para imitar artistas ou até mesmo seus professores, contando uma história engraçada. A ideia é fazer as pessoas rirem em um tempo determinado, 1 minuto, por exemplo. Depois, é a vez do outro participante. Oriente a criança ou o adolescente a escrever um roteiro antes da apresentação com palavras-chave preestabelecidas, para ficar mais divertido.

26- Jogos de tabuleiro
Esses jogos costumam ser muito divertidos para jogar em família, pois envolvem missões e desafios mais elaborados a serem cumpridos até que haja um vencedor. Geralmente utilizam dados, dinheiro falso, estratégias, interpretação, entre outros, que são coisas com as quais as crianças maiores e os adolescentes já podem brincar.

27- Verdade ou desafio
Essa brincadeira é bastante conhecida pelos jovens e pode ser muito divertida de se fazer com a família. Os participantes ficam em círculo e giram uma garrafa para definir quem irá fazer a pergunta e quem irá responder, conforme as pontas da garrafa apontarem. É feita uma pergunta, que pode ser respondida com a verdade ou realizando um desafio.

28- Gincana de objetos pessoais
A proposta é solicitar que sejam localizados objetos mais difíceis para essa faixa etária, por exemplo: autógrafo ou foto de você, ou algum familiar com alguém famoso, disco de vinil, ingresso de algum espetáculo, jogo ou show que tenha participado, diário, fita cassete, entre outros. Abuse da criatividade. Determine o tempo de no máximo dois minutos para que os alunos busquem e apresentem os objetos solicitados. Quem cumprir o desafio pode ser presentado com algo, já que isso torna a brincadeira mais divertida.

29- Adivinhação com mímica e desenho
Representar palavras por meio de mímicas e/ou desenhos, para tentarem acertar as palavras que foram representadas. Isso pode ser feito em duplas – uma desenha ou faz mímica, e o outro tenta adivinhar. Ganha a dupla que acertar mais. Uma variação dessa brincadeira é a seguinte: um membro da dupla descreve uma palavra para que o outro a desenhe com a descrição que recebeu.

30- Cápsula do tempo nas férias escolares
Solicite que a criança ou o adolescente escreva uma carta para si mesmo no futuro, sobre como se sente no momento presente e como se vê daqui a cinco anos, por exemplo. Depois, guarde essa carta em uma caixa lacrada a ser aberta no tempo estipulado. O ideal é que o adulto participe também. Podem colocar fotos atuais para rever anos depois quando abrirem juntos a caixa e assim terem boas recordações.

SAE Digital | Férias escolares: Preparamos 30 ideias de Atividades.
Disponível em: https://sae.digital/ferias-escolares-30-ideias-de-atividades/

Copyright 2021 © Fábrica de Brinquedos | Brincando de fazer Brinquedos - Todos os direitos reservados