ARTESANATO | DIY | COMO FAZER | MUSEU DE BRINQUEDOS

Instituto Brinquedo Vivo

www.fabricadebrinquedos.com.br | Brincando de fazer Brinquedos

Brinquedo Vivo

Como foco do Instituto, está o desenvolvimento humano, social e educacional.

O Instituto Brinquedo Vivo é uma organização sem fins lucrativos que pretende compensar a falta de oportunidades e espaços para o brincar, resgatar o lúdico, contemplando atividades educacionais, exposições, oficinas itinerantes, que possam chegar aos cinco continentes, valorizando igualmente a fabricação e criação manual dos brinquedos e seus artistas, fomentando tal atividade econômica.

A partir de suas ações e acervo de mais de 5 mil brinquedos de diversas regiões do Brasil catalogados, procura proporcionar experiências lúdicas e culturais, essenciais para jovens e crianças, assim como adultos.

Por meio da utilização de brinquedos artesanais produzidos com materiais reaproveitados também visa fazer a sociedade a repensar seus hábitos de consumo e descarte, guiando para uma ação mais consciente, participativa e socialmente responsável com relação ao meio onde vivemos.

Dr. Roberto Avritchir | Fundador e Presidente
Medico Radiologista infantil, nascido em São Paulo em 1961. Desde pequeno gostava de passear no centro da cidade, Viaduto do Chá, Praça da Sé, Liberdade, conversando e interagindo com as pessoas. Principalmente com músicos, palhaços de rua e outros brincantes sempre disponíveis para dividir suas histórias. Desde cedo colecionava chaveiros, caixinhas de fosforo e era apaixonado pelo meu trator–triciclo que pedalava pelas ruas do Bairro de Campos Elíseos.

Foi escoteiro por muitos anos sempre viajando nas férias e claro, trazendo sempre, uma lembrança: Ioiô, bilboquês, carrinhos, mané-gostoso e outros brinquedos. Depois de 'menino crescido', a cada viagem pelo Brasil e mundo, novas historias de brincantes e artesãos, sempre acompanhadas de seus trabalhos, são incorporados no acervo do "Brinquedo Vivo".

roberto@brinquedovivo.com.br

Brinquedos pelo Brasil-Folclore

História

Há trinta anos a importância do brincar ocupa a mente do médico radiologista infantil Roberto Avritchir, que há dez anos fundou o Instituto Brinquedo Vivo, uma organização sem fins lucrativos que propõe implantar, por meio de parcerias, espaços interativos para atividades lúdicas, capacitação, e exposição de brinquedos artesanais.

Amante do brincar e do fazer artesanal, Roberto se deu conta que havia uma coleção de brinquedos e peças de artesanato relacionadas ao lúdico. Mais do que das peças, sua atração sempre esteve na descoberta por quem confecciona e vivencia esses trabalhos, conhecendo a história de vida de cada um dos artistas.

Foi a partir dessa busca e interesse, que decidiu reunir um grupo de pessoas que tinha a mesma linha de pensamento e estavam dispostos a colaborar em projeto que visa resgatar o brincar. Com auxílio de Marilena Flores, fundadora da ONG Promove Ação Sócio Cultural, redigiu o documento que daria origem ao Instituto Brinquedo Vivo.

Ao longo de sua trajetória, o Instituto Brinquedo Vivo teve parcerias com a Secretaria de Esportes de São Paulo em projetos que atenderam diferentes bairros, como por exemplo, na inauguração de brinquedotecas e na realização das Ruas do Brincar. Parceiro do SESC também, atua em diferentes eventos tais como exposições e oficinas do brincar para crianças.

Circo feito com personagens totalmente artesanais!

www.brinquedovivo.com.br

Copyright 2021 © Fábrica de Brinquedos | Brincando de fazer Brinquedos - Todos os direitos reservados