ARTESANATO | DIY | COMO FAZER | FAÇA VOCÊ MESMO | MÃO NA MASSA

Atividades lúdicas simples para fazer em casa

www.fabricadebrinquedos.com.br | Brincando de fazer Brinquedos

Brincadeiras para a educação infantil

No período em que as crianças não estão presentes na escola, é importante que os pais realizem algumas brincadeiras para a educação infantil. Mesmo sem estar em um grupo, e com apenas poucos materiais, é possível reproduzir algumas atividades lúdicas divertidas e importantes para o desenvolvimento da criança. Veja algumas opções:

Desenho e pintura: Existem diversas formas de oferecer essa atividade para a criança. Com um papel, a arte pode ser feita com lápis de cor ou tinta. Para explorar as diversas habilidades da criança, a pintura pode ser feita até mesmo com o dedo e as mãos.

Colagem: Os exercícios de colagem também podem ser variados. Uma opção é separar pedaços de tecidos e/ou de papéis variados e coloridos e deixar a criança criar.
Massa de modelar: As massas de modelar são um divertimento simples e muito interessante. Não só por estimular os sentidos, com a observação das cores e experimentação da textura diferente, mas também por possibilitar a criação de pequenas esculturas.

Música: Atividades musicais são muito importantes para o desenvolvimento dos sentidos. Vale colocar músicas para a criança cantar e dançar, até estimular o aprendizado de instrumentos, como o teclado ou flauta infantil.

Alfabeto: A partir de certa idade é interessante inserir o alfabeto nas atividades lúdicas na quarentena das crianças. Uma ideia é escolher uma categoria – como animais ou frutas – e brincar com o pequeno para ele dizer um item com cada letra.

Fantasia: Uma forma divertida de permitir que as crianças explorem a imaginação é trazer o uso de fantasias para as brincadeiras. Não só as fantasias clássicas, mas também usar roupas comuns e acessórios para fazer o jogo de interpretação de papéis.

Teatro de fantoches: Essa é uma atividade lúdica completa, principalmente se envolver a produção dos fantoches. É importante para o desenvolvimento da criança, pois faz com que ela crie personagens e os interprete.

Caixinha das sensações: Com materiais variados e diferentes texturas, é possível montar uma caixinha para estimular o tato da criança. Tecidos variados, papel lixa, esponja, plástico bolha, velcro, algodão, palito de sorvete, isopor e bolinhas de silicone são alguns dos exemplos que podem ser utilizados.

Blocos de encaixar: É um tipo de brinquedo que tem variações em sua complexidade e, por isso, pode ser usado no entretenimento dos menores até os mais crescidos. Ajudam a desenvolver a coordenação motora e a criatividade em diversas faixas etárias.

Brincadeiras em grupo: Quando há um grupo de crianças a gama de atividades lúdicas aumenta bastante, já que a interação entre elas cria diversas possibilidades. Desde as brincadeiras de faz de conta, até os jogos com bola, passando pelas alternativas clássicas, como pega-pega, corre cotia ou esconde-esconde. 

Dicas para conduzir as atividades lúdicas em casa

Além das atividades lúdicas na quarentena, que podem ser proporcionadas às crianças em casa, é importante saber algumas dicas para administrá-las da melhor forma, com estratégias usadas na educação infantil e que prezam tanto pelo desenvolvimento quanto divertimento dos pequenos.

O primeiro fator a ser considerado é: As atividades são mais efetivas e divertidas quando os pais estão presentes e participam das brincadeiras.

Sempre garanta a segurança da atividade e pense em atender as necessidades, trazendo também divertimento, não almejando que a criança apenas cumpra as tarefas designadas. Por isso é importante ouvir a criança e saber o que ela gostaria de fazer, ajudando assim a escolher a melhor atividade lúdica para o momento.

É fundamental também elogiar quando a criança fizer uma tarefa corretamente, mas nunca ridicularizá-la ou fazer comparações quando algo for feito de forma incorreta. Tente dar a certeza que ela pode fazer melhor. Falar de maneira tranquila e claramente é um caminho para chegar a esses objetivos.

Por fim, evite atividades muito extensas. Mesmo brincando, nesta faixa etária as crianças se cansam com facilidade. Não necessariamente o cansaço físico, mas executar a mesma função por muito tempo pode entediá-las.

SAE Digital Atividades lúdicas na Educação Infantil: dicas para pais e professores
Disponível em: https://sae.digital/atividades-ludicas-na-educacao/

Fotos: Pixabay

Copyright 2021 © Fábrica de Brinquedos | Brincando de fazer Brinquedos - Todos os direitos reservados